Associação de Desenvolvimento do Dão

Login
Home » Eventos/Notícias
A+ R A-

Há 20 Anos a contribuir para o gosto de pertencer ao Mundo Rural

ADD – Associação de Desenvolvimento do Dão, ao longo dos seus 20 anos de existência, sempre se assumiu como agente activo na promoção e no desenvolvimento rural integrado e auto-sustentado da sua zona de intervenção: concelhos de Aguiar da Beira, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Sátão. Pela sua natureza de associação de direito privado sem fins lucrativos e pelo reconhecimento do trabalho realizado em prol do desenvolvimento local, foi-lhe concedido, desde 2001, o estatuto de Entidade de Utilidade Pública.  

A ADD sempre teve como missão a melhoria da qualidade de vida das suas populações e a criação de condições para fixação das pessoas no território através do apoio aos serviços básicos à população, do fomento ao emprego pelo incentivo à modernização e criação de microempresas e pela recuperação do património rural, no sentido da construção de uma imagem actual, positiva e atractiva de pertença ao mundo rural. Para cumprir o seu objectivo global desenvolveu um conjunto diversificado de competências para as populações locais, tais como:  
● definição de estratégias de acção em diversas áreas: comunitarismo e potencial humano; empreendedorismo micro empresarial; agricultura social e eco-sustentável; e turismo e património.  
● sensibilização, dinamização e animação do território para o desenvolvimento integrado.
● fomento do empreendedorismo feminino,
● divulgação e informação sobre o acesso a fontes de financiamento ao investimento.

Entre 1994 e 2014 apoiou cerca de 400 projectos com a criação/manutenção de aproximadamente 1000 postos de trabalho, directos e indirectos, num investimento global superior a 30.000.000 de euros.  
Todo o investimento realizado, só foi possível pelo reconhecimento da ADD como entidade gestora local de diversos Fundos Comunitários: FEOGA, FEADER, FEDER, FSE e Estado Português.
Este modelo de desenvolvimento local, Metodologia LEADER, construído com os actores locais, fazendo uso de uma abordagem territorial ascendente e participativa conduziu ao reconhecimento, pelos parceiros e instituições locais, regionais e nacionais, do valor da ADD enquanto agente catalisador da mudança das condições de vida das populações e como criador de uma nova imagem do mundo rural.
Num período de profunda crise económica o LEADER/PRODER apresenta-se como uma ferramenta fundamental na sustentabilidade das economias rurais derivado, em grande parte, pela adequação da metodologia à realidade do território, bem como da proximidade aos potenciais promotores (agricultores, cooperativas, IPSS´S, autarquias locais, microempresas, associações, etc.), permitindo um acompanhamento desde a concepção da ideia à concretização do projecto.
Estes 20 anos de desenvolvimento local contribuíram para reforçar a coesão, o trabalho em rede e a criação de condições para a modernização do território.
Como as necessidades do mundo rural não se colmatam em 20 anos a ADD está, com todos os parceiros sectoriais e a população em geral, a delinear a continuação da estratégia de desenvolvimento local para o período de programação 2014-2020 a integrar no DLBC – Desenvolvimento Local de Base Comunitária.

Destaques

Prev Next

Projeto Craft Turismo Criativo

O projeto Craft Turismo Criativo visa a preservação, valorização e promoção dos recursos relacionados com património cultural artesanal e imaterial dos municípios de Agui...

Ler mais

CRAFT TURISMO CRIATIVO

Questionário para Artesãos (profissionais e amadores)

Ver Questionário ...

Ler mais

Estudo sobre instrumentos de avaliação do DLBC Rural

A Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD) encontra-se a desenvolver um estudo sobre instrumentos de avaliação do DLBC Rural e visão estratégica para o futuro, que cont...

Ler mais

Inquérito

Qual o melhor produto da Região do Dão

Login