Associação de Desenvolvimento do Dão

Login
Home » Eventos/Notícias » Notícias » Grupos de Ação Local superam metas na execução dos projetos LEADER
A+ R A-

Grupos de Ação Local superam metas na execução dos projetos LEADER

Conhecidos os dados de encerramento do ProDer (Programa de Desenvolvimento Rural) reportados a 31 de dezembro de 2015, a Federação Minha Terra congratula-se com os resultados alcançados pelos seus associados na execução da Abordagem LEADER.

A medida LEADER, Sub-Programa 3 do ProDer, gerida pelos 47 Grupos de Ação Local (GAL) do Continente atingiu uma taxa de execução que superou o inicialmente programado, atribuindo 333 milhões de euros de incentivos para a realização de projetos nas zonas rurais. Este valor superou em mais de três milhões de euros a dotação inicialmente prevista, o que só foi possível pela dinâmica empreendedora que as populações dos territórios rurais revelaram, concretizando a realização de cerca de 5 mil projetos com importantes contributos para o desenvolvimento local.
As iniciativas apoiadas nas mais diversas áreas, como o turismo em espaço rural, a promoção dos produtos locais ou a sua transformação, a criação de circuitos curtos de comercialização, a cultura ou os serviços básicos para as populações rurais no âmbito do ProDer, são a expressão do trabalho dos GAL com o LEADER ao longo dos últimos 25 anos, gerando a criação de empregos, desenvolvendo a economia e permitindo melhorar progressivamente a qualidade de vida das populações rurais.
A gestão descentralizada do LEADER através de Grupos de Ação Local torna possível a concretização de um apoio de proximidade aos promotores de projetos, fator fundamental para o sucesso dos investimentos.
A Federação Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local é uma entidade privada de interesse público sem fins lucrativos, que agrega e representa 53 Associações de Desenvolvimento Local de todo o país, que gerem o LEADER de forma descentralizada, e dinamiza uma plataforma de cooperação alargada, no domínio das intervenções promotoras de um desenvolvimento integrado, conducente à melhoria de qualidade de vida no espaço rural português.

Destaques

Prev Next

Projeto Craft Turismo Criativo

O projeto Craft Turismo Criativo visa a preservação, valorização e promoção dos recursos relacionados com património cultural artesanal e imaterial dos municípios de Agui...

Ler mais

CRAFT TURISMO CRIATIVO

Questionário para Artesãos (profissionais e amadores)

Ver Questionário ...

Ler mais

Estudo sobre instrumentos de avaliação do DLBC Rural

A Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD) encontra-se a desenvolver um estudo sobre instrumentos de avaliação do DLBC Rural e visão estratégica para o futuro, que cont...

Ler mais

Login