Objetivos estratégicos
A iniciativa, cofinanciada pelo Turismo de Portugal, preconizou um plano de ação assente em três objetivos estratégicos, alicerçados na valorização dos produtos, na sua reinvenção alinhada com os paradigmas contemporâneos e na promoção turística dos mesmos, dirigida a públicos-alvo específicos.
iniciativas
O projeto visou a estruturação de experiências de saber-fazer tradicional, capacitação dos agentes turísticos, recuperação das tradições, criação de receitas inovadoras com base nos produtos locais e contou na sua construção, com a realização de um programa itinerante de showcooking.
O Dão Emoções incorpora uma forte componente na digitalização da experiência, onde além do desenvolvimento de uma App e de uma plataforma de divulgação e comercialização de experiências turísticas, se instalaram tecnologias de realidade virtual que permitirão assistir a todo o processo produtivo dos principais produtos regionais que beneficiam de certificação internacional de qualidade e autenticidade, como são, para além do Vinho do Dão DOP, o Queijo Serra da Estrela DOP, a Maçã Bravo de Esmolfe DOP ou a Castanha dos Soutos da Lapa DOP, mas também outros produtos de elevado potencial como os míscaros, o azeite e o mel.
UMA REGIÃO DE EXPERIÊNCIAS E EMOÇÕES
O Dão Emoções é um convite para explorar e desfrutar o Dão de forma multissensorial, com a oportunidade de vivenciar a verdadeira essência da região, estruturando uma oferta complementar ao Enoturismo e que permita qualificar e promover também outros produtos através das produções artesanais, de grande qualidade e autenticidade, que acrescentam valor à experiência turística e que contribuem para o aumento da estada média dos turistas na região, promovendo a valorização do território e das suas gentes.